Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EM 2011 TEM MAIS DANÇA AFRO!


SÃO OS POMBA ORIBA
Edson Tadeu o Edinho professor de dança Afro no Clube Escola Curuçá juntamente com a arte educadora Tais Souza Andrade e o arte educador de percussão e pintor Gabriel Alves o Delê, encerraram as atividades do ano de 2010 com uma confraternização entre os alunos na manhã deste sábado dia 11.de dezembro de 2010. Todos estavam concentrados assistiram as apresentaçoes que fizeram durante o ano em videos feito pelos professores que fazem parte do projeto Raiz da ONG (Organizaçao Não Governamental) com o mesmo nome Raiz.
Durante o mês de novembro as ONGs Boca do povo do bairro de Camgaiba e Uniafro de São Matheus, também se reuniram e se apresentaram no Clube Escola curuçá, foram apresentaçoes espetacular com danças expressivas que tomaram as dependências do Clube, dançaram pelas escadas e todo o salão de festas, pudemos sentir a Africa muito presente.
A professora Tais ensina Maracatu o ritmo e a história, para alunos de todas as idades seu grupo no momento é composto por crianças de 05 a 10 anos
os alunos aprendem sobre a origem das danças sua história e seu significado,o professor Edson Tadeu se preocupa com a inclusão social, com as raizes e com a cultura afro, desta forma ele passa aos alunos conceito e responsabilidade com as tradiçoes, sensibilização, aborda temas como desigualdade racial e também envolve o meio ambiente pois a dança envolve muitos elemento da natureza.




Percussão Corporal (Delê)
percussão corporal é uma proposta de musicalização que utiliza o corpo como instrumento musical. produção de ritmos e melodias são criadas a partir de efeitos da voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo,tais como:palmas,estalos,batidas no peito e dos pés.os beneficios que esse aprendizado nos traz são inumeros,dentre eles,o estímulo da capacidade de memorização e assimilação corporal do ritmo e o desenvolvimento da coordenação motora,da percepção rítmica e melódica.



Maracatu ( Tais)

Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma crítica as cortes portuguesas.Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu.
Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um
instrumento de percussão e, só depois, a dança realizada ao som desse instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais. As nações sobreviventes descendem de organizações de negros deste tipo, e nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).


As vagas estão abertas para omproxímo ano os professores aguardam para as oficinas que acontecem aos sábados ás 9 horas,se escrevam é gratuito. o Clube Escola Curuçá fica na rua Grapirá, 537 na Vila Curuçá - Itaim Paulista, Temos aulas de Dança Afro, dança moderna, ballet, jazz, musica, yoga,tênis de mesa, tenis da campo, futebol, basquete, volei, judô, karatê, tai chi chuan, tae kwon don, polo aquatico, futebol de areia. volei de areia natação, hidroginastica etc..



texto e foto: Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá
Fonte: Wikpédia e blogaroma











Um comentário:

  1. OLA ME CHAMO JESSICA ADORO DANÇA AFRO, E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DAS AULAS COM O EDINHO

    ResponderExcluir