Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 5 de dezembro de 2010

USAR O DESFRIBILADOR SE PRECISO FOR!




SEME CAPACITA FUNCIONÁRIOS
Orientados pelo doutor João Paulo Bittar, os funcionarios da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Recreação (SEME) aprenderam as noçoes básicas de primeiros socorros, o curso com duração de 8 horas, teve como objetivo capacitar os profissionais ligados a área de esporte para o uso do desfrilador (DEA) , instrumentos estes que foram adquiridos em cumprimento a Lei 14.621 de 11/12/2007 e treina-los segundo as específicaçoes da American Heart Association (AHA).



O curso foi ministrado no Centro de Ensino, Treinamento e Simulação do Hospital do Coração - CETES-HCor, sito a rua Eliseu Guilherme,147 no Paraiso - São Paulo. Os alunos receberam material didático (manual) relacionado ao curso com antecedencia para que pudessem obter melhor aproveitamento das aulas.

Todos foram orientados e puderam reproduzir o que aprenderam simulando situaçoes que ocorrem no cotidiano e que devemos estar preparados isto pode salvar vidas.


Assessorado pelos estagiários de medicina o médico João Paulo Bittar, passou os conteudos teóricos e praticos/simulação, sobre:



Aspectos Básicos da RCP em Adultos; Compressões Torácicas;
Via Aérea e Ventilações; Ventilações com Máscara; Compressões
e Ventilações; Prática de RCP com 01/02 Socorrista em
Adulto; Introdução ao DEA e Uso do DEA; Utilização do DEA
de Treinamento; RCP em Lactente; Ventilação de Resgate com
Bolsa-Valva-Máscara no Lactente; Obstrução das Vias Aéreas
em Adulto/Criança (Não Responsivo).


Motivados os alunos da turma composta por varios profissionais como: salva-vidas, professores, Auxiliar Técnicos Administrativos, Assistentes de Gestão de Politicas Publicas e outros, concluiram o curso e receberam Certificados reconhecido nacional e internacionalmente pela Americam Hert Association.




É bom saber que: DESFRIBILAÇÃO
A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, através de um desfibrilador, um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos (Placas metálicas, ou apliques condutivos que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica.
Em
1959 Bernard Lown iniciou as pesquisas em um desfibrilador com um banco de capacitores que descarregava através de um indutor gerando uma onda senoidal na descarga do circuito RLC chamada onda de Lown. O trabalho iniciado por Lown foi colocado em prática pelo engenheiro Barouh Berkovits[carece de fontes?].
Além dos desfibriladores tradicionais, onde um especialista (de preferência) averigua a situação presente e ajusta o aparelho conforme a necessidade, há também os aparelhos DEA (
Desfibrilador Automático Externo), estes com a capacidade de fazer uma avaliação das condições cardíacas do paciente e informar o utilizador se um choque deve ser dado ou não, bem como também (eventualmente) dando os procedimentos para reanimação na parada cardiorrespiratória.




DESFRIBILADOR
Equipamento utilizado na
parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco . O primeiro equipamento foi elaborado através de Claude Beck em 1947 utilizado em intra-operatório ( desfibrilação interna ). Em 1956 o médico Paul Zoll elabora a teoria e equipamento da desfibrilação externa. O Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Tem o propósito de ser utilizado por público leigo, com recomendação que o operdor faça curso de Suporte Básico em parada cardíaca. Descarga: 200 J ( bifásico ) e 360 J ( monofásico ) em adultos. Crianças, acima de 8 anos - 100 J (redutor). Não há consenso na utilização de crianças com menos de 30 kg.
Hoje, são utilizados equipamentos em Unidade Emergencia e
UTI, com cargas monofásicas que variam de 0 a 360 Joules ou Bifásicas de 0 a 200J.
O DEA, Desfibrilador Automático Externo, é equipamento capaz de efetuar desfibrilação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador.
Em muitos paises a aquisição e utilização dos aparelhos DEA é livre e icentivada, pelas seguintes razões: -Em caso de paragem cardio-respiratória tem de ser aplicado de imediato, não havendo tempo para chamar o 112/emergência; -Os DEA actuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário.





Agora conhecemos um pouco mais da utilização do DEA e tivemos noçoes basicas de primeiros socorros. Funcionários do Esporte se capacitando, para atender melhor os usuários. Parabens!


texto e fotos Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá
fonte: Wikepédia

































Nenhum comentário:

Postar um comentário