Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

O CAMINHO DAS MÃOS VAZIAS - KARATÊ NO CURUÇA




ESPORTE, JOGOS. ATIVIDADES, ARTES MARCIAIS,
Karatê é uma arte marcial e sistema de auto-defesa que originou-se centenas de anos atrás, em Okinawa, mas foi fortemnte influenciado por uma ainda mais antiga tradição da China.

Literalmente, "Karatê-Do" significa "o caminho das mãos vazias", referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo.
Karatê é muito mais do que meramente o físico. É fundado sobre uma grande tradição filosófica e espiritual baseada em princípios do Bushido e Zen-budismo. Através da árdua prática e
treinamento, o Karatê desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.
Caratê ou Karateê é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob forte in
fluência doi chuan fa chinês], mormente daqueles estilos da China meridional. Seu repertório técnico abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, tapas etc., executadas co'as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de

projeção, imobilização e

bloqueios — ne waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do onde se aprende.

O atual estádio da modalidade dá ênfase à evolução do condicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbia para participação de competições, ficando relegada àquelas poucas escolas tradicionalistas a prática de exercícios que visam desenvolver a resistência dos membros e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolos ou gelo. De um modo simples, há na atualidade duas correntes maiores, uma tendente a preservar o caractere marcial e outra, que predende firmar o aspecto esportivo.

A evolução da arte marcial aconteceu capitaneada por grandes mestres, que a conduziram e assentaram suas bases, resultando nocaratê moderno, cujo trinômio básico de aprendizado repousa em kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (luta, propriamente dita, que pode ser simulada, espo

rtiva ou real).

Ainda que comunguem de similitude técnica de de origem, a partir do primeiro quartel do século XX, surgiram diversas variações de escolas, até umas dentro das outras, pretendendo difundir seu modo peculiar de entender o caratê. Tal circunstância, que foi combatida por mestres de renome, acabou por se consolidar e gera como consequência atual a falta de padronização e entendimento entre entidades e praticantes. Daí, posto que aceito mundialmente como esporte, classificado como esporte olímpico[2] e participando dos Jogos Pan-Americanos, não há um sistema unificado de valoração para as competições, ocasionando grande dificuldade para sua aceitação como esporte presente nos Jogos Olímpicos.

O estudioso/praticante do caratê chama-se carateca, que busca desenvolver disciplina, filosofia e ética, além de simples movimentos e condicionamento físico.

O verdadeiro Karatê, inclui o desenvolvimento do ser humano, pensamento e corpo desenvolvidos com um espirito de humildade que resulta em ter controle em situações e difíceis mantendo a calma na busca da solução, dedicando totalmente a causa da justiça.

Temos aulas gratuitas de: futebo

l, vôlei, basquete, tênis, futebol de areia, vôlei de areia, handebol, capoeira, dança moderna, balet, dança afro, yoga, musica, teatro,circo, natação, hidroginástica, tae kwon do, karatê, tae chi chuan, judô, hapkido etc .

Para participar basta fazer sua carteirinha traga 2 fotos 3X4, Xerox do R.G. Xerox de um comprovante de residência

texto e fotos: Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá
fonte: wikipédia


Um comentário: