Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 7 de maio de 2011

ENCONTRO DE PRÁTICAS CHINESAS DO CLUBE ESCOLA






NÓS DO CURUÇÁ ESTÁVAMOS LÁ



Na manhã do sábado 07.05.2001, aconteceu o Circuito Esportivo Clube Escola de Tai Chi Chuan
o Encontro de Práticas Chinesas, la no Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET), Rua Canuto de Abreu, s/n, Tatuapé, zona leste de São Paulo o antigo CERET ( Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador)


Os professores dos Clubes Escolas da zona leste de São Paulo, fizeram apresentaçoes juntamente com seus alunos e falaram de suas experiências e formas de trabalho na modalidade. Em seguida todos participarão das atividade de Tai Chi Chuan. Estavam presentes os Clubes Escolas do Jardim São Vicente, Vila Curuçá, Tiquatira, PET - Parque Esportivo do Trabalhador, Corine Sampaio, supervisora de Eventos Esportivos de CPGE da SEME - Secretaria Municipal de Esporte Recreação e Lazer, os professores Herik Makoto Hayasaka de Tai Chi Fei Hok Phai, José Maria de Carvalho de Tai Chi Lian Gong , Marcos Antonio Neves da Silva coordenador da ADEP ( Associação pelo Desenvolvimento Educacional e Profissional), Luis, Marlene e outros, fizeram suas apresentaçoes em conjunto e também apresentações separados todas muito bem desenvolvidas.

Algo que podemos observar é a mudança paulatina dos praticantes desta arte, muitos jovens tem aderido esta prática o




Tai Chi Chuan



TAI = indicador de superlativo
CHI = polaridade
CHUAN = luta a mãos livres
TAI - CHI = maximização da polaridade - equilíbrio perfeito da polaridades - unidade suprema


......Força sábia, para superar seus oponentes :
......Combinam ativamente a energia do qi (chi), considerada freqüentemente nossa energia básica da vida-força, com a força de músculo para produzir a potência. As artes tais como o taiji quan (tai chi chuan), o xingyi (hsing-i chuan), o bagua (Pa Kua Chang) e o zhou do swai (wrestling em chinês) são as artes marcial internas chinesas melhor sabidas.
......As artes marciais chinesas são sabidas por seus movimentos circulares do braço e da mão. Os estilos do norte são famosos para retrocessos elevados, poderosos. Muitas artes chinesas imitam as táticas da luta de animais ferozes ou inteligentes, tais como o dragão, o tigre, o leopardo, louva-a-deus ou macaco.
......Saber da sua origem é retornar ao misterioso cenário de luta. Reza a lenda que um monge taoísta chamada ZHANG SAN FENG, enquanto meditava começou a observar a luta entre uma garça e uma serpente. A garça, apesar de ser maior, mais forte e ter mais recursos, em nada amedrontava a serpente que se defendia muito bem, com seus movimentos circulares. A luta se repetia todos os dias e terminava sem vencedores.
......A partir daí o monge teria criado os primeiros movimentos do TAI-CHI-CHUAN. Quanto a sua disseminação pelo mundo, teria sido por meio de um guerreiro, chamado YANG LUCHAN, que, após ter descoberto ser o TA]-CHI-CHUAN o segredo que garantia à família CHEN, uma das mais poderosas milícias da CHINA, a vitória em todas as batalhas, aprendeu sua técnica, derrotou o seu exército e espalhou o conhecimento adquirido além da aldeia.
......Hoje sua prática é terapêutica e tem como princípio o 'DAO IN', que é a indução da energia vital através dos meridianos energéticos.
......No TAI-CHI- CHUAN, vários movimentos são relacionados a natureza - a garça abre as asas, montar o tigre, brandir as mãos nas nuvens - que executadas de forma lenta, contínua e circular, garantem o fluxo da energia vital - qi - pelo corpo, revitalizando-o e equilibrando as funções dos órgãos.
......Os movimentos circulares e a continuidade favorecem a economia e a mobilização da energia, pois só assim, aproveita-se a energia de um movimento para se criar um outro sem esforço ou desgaste.
......Para que estes benefícios sejam alcançados, é fundamental que a respiração esteja em harmonia com o movimento. Por isto é necessário aprender a ouvir o corpo e estar com a atenção totalmente voltada para o movimento que está sendo executado.
......Para que o movimento alcance a harmonia perfeita é necessário seguir três fundamentos:


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o eixo que é o alinhamento vertical do corpo.


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->a base que se localiza nos pés, que deve oferecer estabilidade para o eixo.


<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->o cheio e o vazio que é a alternância das polaridades que mobiliza o eixo e a base criando o movimento.


......Com a mente concentrada, o praticante de TAI-CHI-CHUAN passa da consciência corporal para a emocional. Com o tempo, a pessoa sente-se mais serena, mais tranqüila, e percebe que no próprio dia a dia pode agir com mais calma, com mais equilíbrio.
Com a consciência emocional desperta, os adeptos do TAI-CHI-CHUAN abrem portas para o processo de meditação onde o auto-conhecimento é aprofundado e o desenvolvimento espiritual é despertado.
......Quem estiver preocupado com os benefícios físicos da prática vai notar que os músculos estarão mais alongados, as articulações mais flexíveis, a respiração mais profunda e seu corpo mais resistente.


Nós somos o Clube Escola Curuçá e estanos na rua Grapirá, 537 na vila Curuçá _ Itaim Paulista


Temos além das aulas de Tai chi chuan, aulas de tae kwon do, karatê, judô, hapkido, tênis , basquete, futebol, volei, natação, hidroghinastica, ballet, dança, teatro, música, circo, dança afro, etc.


Texto e foto: Cirlene Braulino Clube Escola Curuçá fonte:Fonte: http://www.bemstar.ig.com.br/


2 comentários:

  1. Parabéns pelo brilhante trabalho realizado pelo Professor Herick juntamente com seus alunos que desfrutam do imenso conheimento e experiência, aliado á um trabalho sério voltado para o bem estar de seus alunos.
    Parabéns á Corine por mais essa Grande realização juntamente com a ADEP.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o professor Roberto. É realmente um trabalho grandioso, sério, como aliás, tudo o que é feito no Clube Curuçá em prol da comunidade...
    A comunidade precisa participar mais, aproveitar mais o espaço que tão bonito e proveitoso.
    Parabéns ao Professor Herik.

    ResponderExcluir