Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM CLUBE, UMA ESCOLA! UMA FESTA!


CLUBE ESCOLA CURUÇÁ
Programado para proporcionar lazer, alegria, diversão e esporte, de forma muito séria ou de maneira lúdica, o importante mesmo é o aprendizado. meninos e meninas, outros não tão criança assim, sempre é tempo para se aprender, sempre é tempo de se divertir, sempre é tempo de cuidar bem da saúde física e mental aqui no clube é lugar para isso.
Se você for pequeno, achará diversão no parque, nas piscinas, na brinquedotéca, Ballet e nas diversas oficinas, se for pré adolescente ou adolescente, terá muito o que fazer, nas oficinas e aulas de judo karatê, tênis , vólei basquete, dança, teatro, natação, polo-aquático e muitos outros esportes, se for jovem, adulto, mulheres e homens, encontram além das ginastica, danças e hidroginástica e alem das atividades ja relatadas, tae chi chuam, tae know do, dança afro, teatro, circo uma infinidade de atividades apara escolher o que mais lhe agrada e o horário adequado com sua disponibilidade.
Só o fato de estar junto com as outras pessoas já é algo muito bom, praticando esporte que traz saúde e bem estar, isto é ótimo, encontrar o esporte que lhe agrada e pratica -lo de graça e fantástico, tudo isto perto de casa é tremendo!
Se apesar de tudo isto você quiser apenas tomar um banho de piscina, pois bem estamos a disposição.
Tudo isto existe e esta bem pertinho de você, no Clube Escola Curuçá, que fica na rua Grapirá 537 - Vila Curuçá - Itaim Paulista
Venha nos conhecer!
Texto e foto: Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá
SEME - SP


terça-feira, 29 de novembro de 2011

SUCESSO NA GINASTICA ARTISTICA








MENINAS DO CURUÇÁ FAZEM BONITO!
No dia 19 de novembro de 2011, o Clube Escola Curuçá foi muito bem representado pelas meninas da Ginástica Artística no Circuito Esportivo de Ginástica, tendo alcançado o 1º lugar, com a apresentação da aluna Silvia Isabela Barbosa Gomes da Silva de 9 anos de idade, toda equipe merece nossos parabéns, pelos esforços e dedicação que cada atleta demonstrou neste período.
Orientadas pelo professor Hérik Makoto, as meninas tem surpreendido pelo desempenho das atividades, ocorreram algumas "falhas" na hora das apresentações mas isto é normal, no que depender do professor ele continuará "pegando pesado com as garotas", no que diz respeito aos treinos e discíplina da turma, que segundo professor tem atendido bem as orientações e apreendido os detalhes de cada movimento com graça e sutileza.

A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1] é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc."[2]

Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres.[3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.

As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.[4]

Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.[5


texto: Cirlene Braulino
Fotos: Hérik Makoto
Clube Escola Curuçá
SEME-SP

fonte Wikipédia














segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ELES SE CASARAM...

SEJAM FELIZES PARA SEMPRE!
São os votos do Clube Escola Curuçá, a todos os noivos e noivas, foi uma experiência maravilhosa, os meses de preparação da documentação, junto ao cartório e orgãos competentes, reuniões e mais reuniões e muitas histórias de amor, resultado casamento com "cara" de casamento. Realizado pela Doutora Nilza Aparecida Espolaor Pereira juiza de São Miguel Paulista e seus assistentes, a cerimônia civil acorreu na sexta-feira dia 18 e celebrada pelo pastor Marcelo Batista Alexandre da Comunidade Evangélica Restauração do Parque Paulistano a cerimônia religiosa aorreu no sábado, 19 de novembro de 2011, quanto ao Padre não conseguimos ter uma participação ja que houve um improviso com o responsável e os outros ministros não tinham ordem dos seus superiores para ministrar a benção sobre os noivos fora da igreja o que lamentamos. Contamos com o coral da Guada Civil Metropolitana de São Paulo regido pelo maestro Davi Bastos dos Santos que abrilhantou a festa com musicas maravilhosas, a presença do Subprefeito do Itaim Paulista João dos Santos de Souza, mestre de cerimônias Sergio Miranda autoridades e amigos do Clube como vereador Ricardo Teixeira, ex- vereador Albertino Nobre, Silvinho, Carlos Maiolino e outros mais que nos honraram com suas presenças. Sendo o casamento uma instituição divina, acreditamos que a benção de deus esta sobre esta união e que o fato dos casais sentirem a necessidade de regularizarem a situação perante a lei dos homens e a lei de Deus faz valer todo esforço que todos fizemos para que este acontecimento tivesse a beleza merecida e que realmente marcasse a vida dos participantes nós sohamos juntamente com cada casal. O trabalho do coordenador do clube Roberto Nobre e sua equipe teve o resultado esperado, pessoas felizes por realizarem seus sonhos mesmo quando ja viviam juntos a muitos anos. Tivemos casais que vivem juntos a quarenta anos outros com menos tempo sem dúvidas, teve noiva que confeccionou o seu proprio vestido e estava lindo, a maneira que cada casal tratou a situação foi realmente digna de ser eternizada e para isto contamos com uma equipe de fotógrafos que fizeram a cobertura do evento com excelência são eles:
  • Robson Bezerra
  • Lucia Alves
  • Osmar Fermozelli
  • Dan Myazaki
  • Bruna Veratti
  • Max Sano
  • Rubia Roncolato
  • Luciane Deniz Vieira
  • Rodrigo Carlovigh
  • Mario H Martins
  • Fernando Kehl
  • Lu Braga
  • Adimildo Jose Martinho
  • Talita Alvez
  • Daniela Zuim
  • Valquiria Lima
  • Ester Tambasco
  • Gisele Oneda
Todos do Grupo Social Photo Day, liderado por Willians Moraes,fotografo social com experiencia international. Canada, Chile, Uruguay, Argentina e USA. No Brasil, tem trabalho de fotografia de casamento em Santarem no Para, Poços de Caldas, Botucatu, Clube Escola Curuçá etc.
Com apoio do renomado fotográfo Davi Martins, especialista em Casamento, familia, bodas, etc.
Todo o trabalho realizado pelo grupo foi cedido gratuitamente e inclui um DVD com as fotos para cada casal

texto: Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá
SEME-SP

SONHOS SE TORNARAM REAIS






ACONTECEU
O CASAMENTO

Toda beleza, toda ternura, toda emoção, tudo que um casamento proporciona a noivos, familiares e aos convidados, 92 casais se uniram na Cêrimonia civil nesta sexta-feira 18 de novembro de 2011 e 46 casais participaram, da Cêrimonia religiosa que aconteceu no dia 19 de novembro de 2011, aqui no Clube Escola Curuçá.
Mas do que a regularização da situação perante as leis, os casais realizaram sonhos, que muito ja compartilhavam com seus filhos e até netos, não tinha como não se emocionar.
Após meses de contato com os noivos e preparação da documentação junto ao cartório tudo foi consumado, satisfeitos com suas certidões nas mãos e sorriso nos rostos, passaram mais uma fase da sua história.
Dia memorável, o fato de cada casal compreenderem a necessidade de se unirem legalmente, fez com que nos mobilizassemos para que tudo isso acontecesse registrado com excelencia pelas lentes da equipe dos fotógrafos Willian Moraes e Davi martins, que abraçaram a nossa causa desde o primeiro contato feito, e doaram a nós muito mais que esperávamos, tempo, profissionalismo, dedicação, atenção total no nos preparativos, no decorer do evento e agora no pós evento.
A dedicação de toda equipe de fotografos que se deslocaram de lugares distantes da cidade para a zona leste, nos constrange de tal forma que queremos honrá -los pela iniciativa deste trabalho social que nos ofertaram sem ônus algum da parte do Clube Escola ou mesmo dos noivos, que receberão gratuitamente um CD com suas fotos, fotos esta feitas por quem entende muito do assunto profissionais de visão real
Tudo contribuiu para que as duas Cêrimonias ocorressem em perfeita ordem, a chuva que tivemos no inicio da semana cessou, a temperatura permaneceu amena o que contribuiu para organização.
Cada casal com uma história de vida mais comovente que a outra, filhas e filhos apoiando e incentivando a decisão dos pais e pais apoiando seus filhos, exemplos foram dados para os mais jovens, o sonho do vestido de noiva fez toda diferença, nossas noivas estavam encantadoras, noivos maravilhosos e entusiasmados, damas e pajens radiantes os mais "lindos do mundo".
texto: Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá
SEME-SP

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FAZENDO FESTA!


ANIVERSÁRIO DO CLUBE!
Tantas coisas aconteceram nestes trinta anos de funcionamento do nosso Clube, campeonatos de natação, basquete, volei, futsal, torneios de futebol de campo, festas juninas, acões sociais , diversos cursos de capacitação profissional, inauguração da brinquedotéca, reforma do conjunto aquatico, reforma do clube, construção da quadra de areia, instalação de equipamento de ginastica para a melhor idade, diversas oficinas e aulas, revelação de atleta para times profissionais, atletas como o goleiro Paulo Rogério que atuou no Corinthians, tivemos destaques no Karate e Judo.
Todas estas coisas tem feito com que o ânimo do Clube seja renovado a cada dia, em suas depedências habitam pássaros que encontram abrigo em meio aos risos e "bagunças" feita pelas crianças e adolescente, que praticam esportes e se divertem muito neste lugar. Os adulto também sua vez pratica esportes como judo, karate, tae chi chuan, tae know do, dança, ioga, volei, ginastica e outras atividades mais.Para os mais vividos ainda tem um baile da terceira idade, realizados aos domingos a tarde, com musica ao vivo e tudo mais, resumindo ha atividades para todas as idades aqui no Clube Escola Curuçá.Passaram por aqui muitos diretores e coorenadores de equipamento que contribuiram para que chegassemos até aqui escrevendo a história no Centro Espotivo Educacional Senador José Ermirio de Moraes, agora o Clube Escola Curuçá. Gerações e geraçoes frequentaram este lugar avós, filhos e netos. É muito bom ouvir as histórias relatadas pelos frequentadores do clube ao longo destes anos.Veja alguns relatos de amigos do clube!


texto, fotos e video: Cirlene Braulino
Clube escola Curuçá
SEME-SP

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PARABÉNS Á VOCÊ NESTA DATA QUERIDA!






MUITAS FELICIDADES!Muitos anos de vida, são exatamente 30 anos de esporte, alegria, lazer, diversão recreação, tudo isto em um só lugar, Clube Escola Curuçá, o Centro Esportivo Educacional Senador José Ermírio de Moraes, inaugurado em 1981, rua Grapirá - Vila Curuçá no Itaim Paulista - São Paulo, capital.Completamos 30 anos de um trabalho em favor do lazer, instalado em um bairro da periferia onde a falta de locais para esportes de forma adequada com acompanhamento, equipamentos esportivos e profissionais de educação física. Estamos aqui para atender e tentar suprir esta necessidade da população e a falta esporte, lazer e recreação.
O nome foi dado para homenagear o empresário pernambucano José Ermírio de Moraes, conheçamos um pouco da sua história:
Empresário e político, José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata, a 21/05/1900. Fundador e diretor da Federação da Indústria do Estado de São Paulo, comandou mais de 40 empresas em vários estados brasileiros e foi diretor-presidente do Grupo Votorantim. Foi ministro da agricultura durante o governo João Goulart (1963), ocupando o cargo durante seis meses. Em 1962, elegeu-se senador por Pernambuco, na chapa de Miguel Arraes (governador), Paulo Guerra (vice) e Barbosa Lima Sobrinho (que disputou mas perdeu a outra vaga ao Senado). Nessa época, deu apoio financeiro para a criação, no Recife, do jornal Última Hora Nordeste, que começou a circular a 18/06/1962 com o objetivo de fortalecer as forças nacionalistas e foi o único jornal pernambucano a se posicionar contra o golpe militar que acabaria depondo o presidente Goulart. No senado, presidiu as comissões de Ajustes Internacionais e Legislação (sobre energia atômica) e a de Agricultura, além de ter participado de várias outras. Durante o governo Jânio Quadros, chefiou a Representação Brasileira em BonnO ímpeto guerreiro, que o fez construir um dos maiores impérios industriais do País, associado à fabricação de cimento, alumínio, ferro, aço e zinco, se
forjou na vida de provações do menino nascido no solo seco do sertão pernambucano. José Ermírio de Moraes, que desemb
arcou neste mundo a 21 de janeiro de 1890, pertencia a uma típica fam
texto w foto: Cirlene Braulinoília da aristocracia rural do Nordeste. O pai, Ermírio Barroso de Moraes, era um senhor de engenho já decadente ao morrer - o garoto tinha apenas dois anos de idade. A mãe, Francisca Jesuína Pessoa de Albuquerque, ou dona Chiquinha, como todos a chamavam, passou a administrar os negócios familiares na pequena Nazaré da Mata, a 60 quilômetros do Recife. Ladrões de cavalo Além de espantar os cangaceiros que tentavam roubar os cavalos, dona Chiquinha esmerava-se em viabilizar o sonho do falecido esposo, que desejava dotar o único filho homem sobrevivente na família de sólida formação intelectual e técnica. Não queria ver o moço enredado no bacharelismo em voga na época. Aos 16 anos, José Ermírio embarcou para os Estados Unidos para formar-se engenheiro de minas na Colorado School of Mines. “Cresci ouvindo meu pai elogiar a coragem de vovó Chiquinha”, disse a ISTOÉ o filho e também empresário, Antonio Ermírio de Moraes. Alguns meses após a partida, José Ermírio tratou de enviar uma carta para dona Chiquinha. Estava dispensando a mesada porque havia conseguido um trabalho fora do horário das aulas. Lá, pegou no cabo da pá nas minas de chumbo para se sustentar.
Quando retornou ao Brasil, em 1921, tornou-se um profissional disputado a peso de ouro e foi contratado pela Secretaria da Agricultura de Minas Gerais para percorrer em lombo de mula todo o Estado, com a incumbência de mapear as riquezas minerais da região. Desistiu de ser funcionário públicoou sem receber salário os cofres públicos estavam raspados.
A trajetória de José Ermírio de Moraes deita raízes no patriarcalismo pernambucano. Filho de usineiros abastados, nasceu no engenho Santo Antônio, localizado em Nazaré da Mata, a 60 quilômetros de Recife, em 21 de janeiro de 1900. Descendia pelo lado paterno dos Moraes de Inhaman, do município de Igarassu, e, pelo lado materno, era neto de Serafim Matari, chefe da família Pessoa de Albuquerque, citado por Gilberto Freire em Casa-grande e senzala. Após completar os primeiros estudos na região próxima ao Engenho, José Ermírio lhes deu continuidade no Colégio Alemão do Recife, onde estudou até os 16 anos. Sua origem agrária tradicionalista não o impediu de completar a formação na Colorado School of Mine, na cidade de Golden, Estados Unidos, entre 1917 e 1921. Era um período de grandes transformações na realidade norte-americana que, em plena Primeira Guerra Mundial, punha em prática os princípios da racionalidade capitalista mais avançada e da acumulação fordista, que dariam origem à produção e ao consumo de massas (SCANTIMBURGO, 1975).m 1924, conheceu a paulistana Helena e seu pai, o industrial português Antônio Pereira Ignácio, dono do maior complexo industrial de tecelagem do País na época, em Sorocaba (SP), a Sociedade Anônima Fábrica Votorantim. Quando o português pôs os olhos naquele rapaz elegante e cheio de boas maneiras, sentiu instantânea afinidade. José Ermírio era o estereótipo do genro e sócio que todo pai procura. O casamento foi celebrado no sofisticado Hotel Esplanada, em São Paulo, em 1925. No mesmo ano, José Ermírio assumia a diretoria dos negócios do sogro e transformou a tecelagem num conglomerado de empresas com tentáculos em vários da empresa. Abriu uma indústria de cimento, cuja produção inicial foi destinada à construção do Viaduto do Chá, em São Paulo. Em 1935, ele fundou a Companhia Nitro química. Mas o grande salto aconteceu em 1938, quando criou a Usina Siderúrgica da Barra Manss segmentos de mercado. Em 1933, iniciou sua audaciosa estratégia para expandir os negócioa. O industrial pernambucano acreditava, por pura intuição, que o alumínio até então importado seria o metal do futuro. No início dos anos 50, abriu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para suprir a demanda no mercado brasileiro, com pleno êxito. Em 1962, José Ermírio decidiu se afastar do comando da Votorantim para concorrer a uma vaga de senador pelo PTB de Pernambuco. Teve a campanha boicotada, mas conseguiu eleger-se. Os tecidos das faixas usadas para sua propaganda eleitoral eram de alta qualidade e, por isso, a população carente passou a roubá-las para a confecção de roupas. Em 1963, foi nomeado ministro da Agricultura do presidente João Goulart, cargo que ocupou durante apenas cinco meses. Veio o golpe militar, em 1964, e o industrial foi atacado por suas posições tidas como excessivamente progressistas, como a defesa da reforma agrária. No término de seu mandato de senador, em 1971, retornou ao comando do grupo Votorantim. Sem favorecimentos A esta altura, um médico particular o acompanhava para todos os lugares - estava com a saúde debilitada em virtude de um derrame cerebral - e tratou de preparar os filhos José Ermírio, Antonio Ermírio, Maria Helena e Ermírio para passar o comando do império, hoje formado por 46 empresas. Morreu de isquemia cerebral a 9 de agosto de 1973. Num discurso no Senado, afirmou: “Como jamais pedi favores ou privilégios, tenho provocado a ira dos que não acreditam se possa vencer sem negócios fáceis ou favorecimentos. Minha vida tem sido de trabalho, trabalho e mais trabalho. Uma das questões que se apresentaram de imediato foi o papel de sua formação como engenheiro de minas e sua experiência na escola de engenharia do Colorado, nos Estados Unidos, no processo de racionalização produtiva por ele implantado nas empresas do grupo. E isso na medida em que essa racionalização propiciou à Votorantim a diversificação da estrutura produtiva e sua transformação em uma empresa moderna, preparando-se para atuar em outras áreas. Sua história empresarial sugere não apenas uma dada concepção de industrialização que norteou a trajetória do grupo e que respaldou seu desempenho como liderança do setor industrial em momentos críticos da economia brasileira; revela também um profundo senso de oportunidade capitalista, como se verá mais à frente.
Ao voltar ao Brasil, em 1921, já como engenheiro de minas, trouxe na bagagem a melhor formação técnica modernizante, a qual o acompanhou toda a vida, influenciando e determinando os rumos de sua trajetória empresarial. Outra forte influência dessa sua estada em terras americanas foram as idéias de Woodrow Wilson. Em 1916, em plena campanha para sua reeleição à Presidência dos Estados Unidos, os discursos nacionalistas daquele que foi reitor da Universidade de Princeton exerceram-lhe forte fascínio, tornando-se um "exemplo a ser seguido" ao longo da vida de José Ermírio de Moraes. A vivência da realidade norte americana, portanto, seria responsável não só por sua concepção que priorizava a indústria como forma de desenvolvimento econômico como também pela idéia de que o empresário moderno, pragm
ático e empreendedor deveriam ampliar a maneira de produzir, enfrentando os riscos de tal empreitada. No panorama nacional dos anos 1920, somente o estado de Minas Gerais, dotado de imensas reservas de jazidas minerais, comportava um profissional com aquelas características. E foi para lá que José Ermírio se dirigiu, assumindo o cargo de funcionário técnico do estado, encarregado de realizar um levantamento do perfil geológico da região. Ainda nesse período, durante 1922 e 1923, trabalhou na Saint Jonh del Rei mining Company, proprietária da mina Morro Velho. Essa experiência e esse conhecimento foram lembrados, inúmeras vezes, em seus discursos no Senado, na década de 1960, como fundamentos dos seus pareceres contrários à entrega do Pico de Itabirito para a Hanna Mining. Sua carreira como engenheiro de minas que trabalhava para uma empresa estrangeira, no entanto, estava com os dias contados. Em 1923, em face de problemas econômicos enfrentados pela Usina Aliança (de seu cunhado Belarmino Pessoa de Melo), retornou a Pernambuco, seu estado natal. Sua avaliação indicava a necessidade de investimentos e modernização da referida empresa como forma de fazer frente à crise e à concorrência.
texto e foto: Cirlene Braulino
fontes: Istoé, Pernambuco de A-Z,Nordeste.com