Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ACONTECEU, SÁBADO DE REIS





RAINHAS, PRINCESAS E TUDO MAIS!

Sábado 22 de outubro, foi o dia das crianças do Clube Escola Curuçá, participarem do Programa Ludicidade da Secretaria de Esporte Lazer e Recreação de São Paulo, aqui na rua Grapirá, 537 na Vila Curuçá.
Estiveram presentes com a Ciranda de Brincadeiras, a ONG Esporte Solidario e Rua de Brincar, foi um sábado de pura diversão, a criançada pode brincar, pular, correr, praticar esportes e pintar o sete, tudo sob a orientação dos monitores que deram suporte ao evento.
LUDICIDADE é um programa de SEME que leva aos diversos bairros de São Paulo brinquedos e brincadeiras com muita fantasia, trabalhando desta forma a educação de maneira lúdica, retomando as brincadeiras antigas tudo isto para tiras as crianças da frente da Televisão e do videos games, e trabalhar suas habilidades e coordenação motora num ambiente de muita alegria.

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante.

Crianças brincando

Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas:

  • são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas;
  • são atividades que não visam a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa;
  • existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.

Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.

No contexto da Educação Física, as atividades lúdicas consistem em exercícios físicos sadios e intensos. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras coisas a autoestima e a segurança[1].

Atividades lúdicas em sala

Na Educação Infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.

A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.


texto e foto: Cirlene Braulino
fonte: Wikipédia
Clube Escola Curuçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário