Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

DIA 27 DE MARÇO DIA DO CIRCO






DIA DO CIRCO
No dia 27 de março comemoramos o dia do circo, este dia que foi escolhido para homenagear um dos grandes palhaços que tivemosl nos ultimos tempos o palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo
Os palhaços são sem duvidas umas das maiores atraçoes do Circo com atuaçoes super animadas cheias de graça que encantam as crianças e também os adultos. O circo é o lugar onde todos os artistas podem deixar fluir toda "veia" e realizar seus sonhos através dos espetáculos apresentados.
Existem circos para todos os gostos e todos os "bolsos" todos eles são e sempre serão lugar de alegria, risos, emoçôes, que ficam guardadas na nossa mente por toda vida. O circo ja é uma escola, mas temos escola de circo onde aprendemos como fazer pessoas felizes.

História do Circo

Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos- mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano. O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 000 pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu, cujas ruínas até hoje compõem o cartão postal número um de Roma. A Roma por sua vez, tem papel muito importante na história do circo. Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. "Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e "teatro" Tudo isso, porém, não passa de uma pré-história das artes circenses, porque foi só na Inglaterra do século XVIII que surgiu o circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunião das atrações que compõem o espetáculo ainda hoje. Cavaleiro de 1 001 habilidades, o ex-militar inglês Philip Astley inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), para exibições eqüestres. Para quebrar a seriedade das apresentações, alternou números com palhaços e todo tipo de acrobata e malabarista. O sucesso foi tamanho que, 50 anos depois, o circo inglês era imitado não só no resto do continente europeu, mas atravessara o Atlântico e se espalhara pelos quatro cantos do planeta.
O circo no Brasil A história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua. No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, já havia os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a domadores de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa. Novo circo O novo circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro, levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense. No Brasil existem atualmente vários grupos pesquisando e utilizando esta nova linguagem.

Temos aulas de Circo no Clube Escola Curuçá que fica na rua Grapirá, 537 - Vila Curuçá no Itaim Paulista!

Temos também aulas de: teatro, balet, dança, natação, hidroginastica, polo-aquático, judô, karatê.tae chi chuan, tae kwon do, hapikdo, capoeira, futebol,basquete, vôlei, etc.

texto e foto: Cirlene Braulino Clube Escola Curuça fonte: Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário