Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VEM BRINCAR NO CLUBE ESCOLA....



APRENDENDO SEMPRE !
Quando falamos ou ouvimos a palavra brincar, sempre pensamos em lazer, o que não deixa de ser o principal sentido da palavra segundo o dicionário Aurélio Brincar é :
1. Divertir-se infantilmente; entreter-se em jogos de crianças.
2. Divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar: 2
3. Agitar-se alegremente; foliar, saltar, pular, dançar: 2 &
4. Dizer ou fazer algo por brincadeira; zombar, gracejar: 2
chegamos a conclusão, a partir de muitos anos de pesquisas, com nomes que realmente fizeram grandes transformações na educação que brincando se aprende muito.
Dai a criação dos Clubes Escolas, onde a diversão anda sempre junto com o aprendizado, o esporte contribui de maneira eficaz para o desenvolvimento físico, motor e psicológico, o fato das crianças participarem de atividades e jogos em equipe traz um ganho imensurável para formação de cidadãos críticos e para a socialização. Para quem pensa que brincar e só passa tempo esta na hora de mudar os conceitos não acha?
Qual a contribuição da brincadeira no campo das relações sociais? O brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como os outros o vêem, auxilia a criação de interesses comuns, uma razão para que se possa interagir com o outro. Ele tem em cada momento da vida da criança, uma função, um significado diferente e especial para quem dele participa. Aos poucos os jogos e brincadeiras vão possibilitando às crianças a experiência de buscar coerência e lógica nas suas ações governando a si e ao outro. Elas passam e pensar sobre suas ações nas brincadeiras, sobre o que falam e sentem, não só para que os outros possam compreendê-las, mas também para que continuem participando das brincadeiras. Aí está o difícil e o fácil que é o brincar e o conviver com o outro.” (DORNELLES, 2001)
Os Clubes Escolas investem nestes conceitos pois reconhecem que o lazer traz saúde para o individuo e a sociedade.
Estamos na rua Grapirá, 537 - Vila curuçá - Itaim Paulista , vem!
texto e fotos: Cirlene Braulino
Clube Escola Curuçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário